fbpx

A História do Veganismo

por veganizadores
A História do Veganismo.

Você sabe de onde veio o termo “Vegan”? Como e porque a Sociedade Vegana foi fundada? O veganismo tem regras? Como ser vegano? Confira como tudo começou e entenda mais sobre o estilo de vida vegano que vem crescendo de forma descomunal.

A Vegan Society (Sociedade Vegana) foi fundada oficialmente em 1944, mas evidências da ideologia vegana, ou seja, pessoas que evitam consumir produtos de origem animal são encontradas muito antes de Cristo, em sociedades antigas há mais de 2000 anos, onde hoje é a Índia e no leste do Mediterrâneo, por exemplo.

VEGANISMO NA ANTIGUIDADE

A História do Veganismo - Pitágoras - Veganizadores
Pitágoras – c. 570 – c. 495 a.C.

Aproximadamente em 500 aC, o filósofo e matemático grego Pitágoras (foto) de Samos/Grécia promoveu a benevolência entre todas as espécies e seguiu o que poderia ser entendido como uma dieta vegetariana.

Na mesma época, Siddhārtha Gautama (mais conhecido como Buda) já discutia a dieta vegetariana com seus seguidores.

Budismo, Hinduísmo e Jainismo promoviam o pensamento vegetariano alegando que o ser humano não deveria promover dor a nenhum animal, seja humano ou não.
No decorrer da história são encontrados grandes nomes que defendiam esse pensamento, seja ele pela saúde e/ou pela compaixão por todos os seres vivos sencientes (que tem sentimentos, possuem sistema nervoso central).

Você encontra a ideologia vegetariana em outras religiões/seitas, como na Comunidade de Efrata (Claustro de Efrata), onde os membros iam contra qualquer tipo de guerra ou violência e seguiam uma dieta vegetariana, nesse caso se alimentavam apenas duas vezes por dia.

O filósofo utilitarista do século XVIII Jeremy Bentham acreditava que o sofrimento animal era tão sério quanto o sofrimento humano e comparava a ideia de superioridade humana ao racismo.

Estamos montando um artigo completo sobre vegetarianismo / veganismo na antiguidade.

SOCIEDADE VEGANA E SOCIEDADE VEGETARIANA

A primeira sociedade vegetariana foi formada em 1847 na Inglaterra.
Três anos mais tarde, o Reverendo Sylvester Graham, o inventor dos biscoitos Graham, foi um dos fundadores da American Vegetarian Society. Graham era um ministro presbiteriano e seus seguidores, chamados Grahamites, seguiam suas instruções para uma vida virtuosa, no qual uma dessas instruções era o vegetarianismo.

A História do Veganismo - Sylvester Graham - Fundador da American Vegetarian Society
Sylvester Graham – Fundador da American Vegetarian Society.

Em novembro de 1944, um marceneiro britânico chamado Donald Watson convocou uma reunião com cinco outros vegetarianos estritos, incluindo Elsie Shrigley, para discutir dietas e o estilo de vida vegetariano. Embora muitos tivessem opiniões semelhantes na época, esses seis visionários foram os primeiros a criar ativamente um novo movimento.

Donald Watson - Fundador da Vegan Society - História do Veganismo
Donald Watson – Fundador da Vegan Society.

O grupo sentiu que uma nova palavra era necessária para descrevê-los; algo mais conciso do que “vegetarianos estritos”, pois a ideologia ia além da alimentação.

Vários palavras foram rejeitadas como por exemplo ‘dairyban’, ‘vitan’ e ‘benevore’.

Eles decidiram por “VEGAN“, uma palavra que Donald Watson mais tarde descreveu como contendo as três primeiras e as últimas duas letras de “VEGetariAN“.

A palavra vegan foi inventada por Donald Watson a partir de uma sugestão dos primeiros membros, G. A. Henderson e sua esposa Fay K. Henderson, de que a sociedade deveria ser chamada de ‘Allvega’ e a revista ‘Allvegan’.

No início, ao invés dos veganos pronunciarem “vígan”, começaram a pronunciar “víjan”.
Na época, o marceneiro criou o boletim informativo Vegan News, que poderia ser adquirido por uma moeda de dois pence. Na publicação, ele deixou claro qual era a pronúncia correta.

The Vegan News - Edição número 1 - História do Veganismo

A primeira edição foi lida por mais de 100 pessoas, incluindo o escritor irlandês e defensor do vegetarianismo George Bernard Shaw, que ao saber a verdade envolvendo a produção de leite e ovos, abdicou completamente do consumo e tornou-se um dos membros mais ilustres da sociedade vegana.
NOTA *Anos após ganhar o prêmio nobel de literatura em 1925 George se envolveu em polêmicas relacionadas a ditadores, quase uma década antes de apoiar o veganismo, seus pensamentos tinham algumas falhas éticas e morais, mas aparentemente depois ele encontrou o caminho do bem.

A História do Veganismo | George Bernard Shaw
George Bernard Shaw

“Animais são meus amigos… e eu não como meus amigos. Enquanto formos os túmulos vivos dos animais assassinados, como poderemos esperar uma condição ideal de vida nesta terra? Quando um homem mata um tigre, ele chama isso de esporte, mas quando um tigre mata uma pessoa dizem que isso é ferocidade” – Diário George B. Shaw.

Um fato curioso é que no ano anterior a fundação da Vegan Society, a tuberculose havia sido encontrada em 40% das vacas leiteiras da Grã-Bretanha, fato que ajudou a impulsionar o veganismo naquela época.

Em novembro de 1945, a Vegan Society mudou o nome do boletim informativo de Vegan News para The Vegan. Com mais de 500 assinantes, eles publicavam receitas, notícias sobre saúde, classificados e uma lista de produtos livres de ingredientes de origem animal. Com a popularidade do veganismo crescendo, surgiram livros como “Vegan Recipes”, de Fay K. Henderson e “Aids to a Vegan Diet for Children”, de Kathleen V. Mayo.

Apenas em 1949, Leslie J. Cross (teólogo e vice-presidente da sociedade) apontou que a sociedade carecia de uma definição de veganismo e sugeriu “o princípio da emancipação dos animais da exploração pelo homem”. Isto foi posteriormente esclarecido como “buscar o fim do uso de animais pelo homem para alimentação, mercadorias, trabalho, caça, vivissecção e por todos os outros usos envolvendo a exploração da vida animal em geral”.

A definição oficial e simplificada do veganismo é:

[…] O veganismo é um modo de vida que procura excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade dos animais para alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito.

A Sociedade Vegana dos Estados Unidos, foi fundada na Califórnia por Catherine Nimmo e Rubin Abramowitz em 1948. No início, eles se baseavam nas ações da Sociedade Vegana Inglesa, inclusive distribuíam boletins informativos do The Vegan.
Em 1960, H. Jay Dinshah criou a Sociedade Vegana Americana (AVS), aliando veganismo e ahimsa, princípio ético-filosófico, muito comum no budismo e no hinduísmo, que consiste em não causar mal a outros seres vivos.

Em 1979, a Vegan Society informou que, além da exclusão de todas as formas de exploração e crueldade, eles se dedicariam a promover o desenvolvimento e criação de alternativas sem uso de animais, beneficiando também o meio ambiente.

Donald Watson lendo a edição número 1 do Vegan News | História do Veganismo
Donald Watson lendo a edição número 1 do Vegan News.

Quando Donald Watson faleceu, aos 95 anos, em 2005, foi contabilizado em torno de 250 mil pessoas que se denominavam veganas ​​na Grã-Bretanha e 2 milhões nos Estados Unidos. Atualmente esse número é muito maior, e cada vez mais pessoas ao redor do mundo tem adotado o vegetarianismo e o veganismo.

CURIOSIDADE: 1º de novembro é o Dia Mundial Vegano, uma celebração que começou em 1994, para comemorar o 50º aniversário da Vegan Society.

NOS DIAS ATUAIS

O pesquisador residente, Dr. Sam Calvert, tem trabalhado duro em investigar os arquivos no QG da Vegan Society, descobrindo como a sociedade começou e como cresceu ao longo das décadas.

Suas descobertas são publicadas em PDF intitulado de Amadurecido pela Determinação Humana: Setenta Anos da Sociedade Vegana . Está disponível para download – BAIXE AQUI

Baixe também a transcrição de uma entrevista com Donald Watson de 2002 – BAIXE AQUI

Seu obituário de 2005 dos arquivos da Vegan Society, também está disponível –BAIXE AQUI

CURIOSIDADE: A palavra VEGAN apareceu pela primeira vez no dicionário em 1962 (Dicionário Ilustrado Oxford). Nesse dicionário o termo era definido como um vegetariano que não consome manteiga, ovos, leite e queijo. No caso, uma definição incorreta.

FONTES
– Vegan Society – History. We’ve come a long way.
– Suddath, Claire. Brief History of Veganism. Time Magazine.
– A History of Veganism. A Candid Hominid.
– Roger, George. Interview with Donald Watson (2002).

Deixe seu comentário :)

Confira Também